Ainda na sequência do post anterior, sobre o anormalmente baixo número (3) de publicações indexadas sobre o ChatGPT, com afiliação Portuguesa, registe-se que uma pesquisa na Scopus revela que o nosso país já conseguiu aumentar esse número para 4 (quatro) !
Porém esse número poderia ter mais do que triplicado, se o prolífico investigador Português, Jaime Teixeira da Silva (h-index=52), https://orcid.org/0000-0003-3299-2772 que trabalhou no Japão e se aposentou precocemente em 2013, trabalhando desde essa altura de forma independente, estivesse afiliado a uma instituição de ensino superior Portuguesa, já que as suas 11 publicações sobre o ChatGPT, teriam ajudado a colocar Portugal ao mesmo nível da Holanda e do Japão e à frente de países com a Áustria, a Dinamarca e a Suécia.
A nível mundial, a área científica mais dinâmica na investigação sobre a IA generativa ChatGPT é a área da medicina, com 40% de todas as publicações indexadas. Facto que não pode constituir surpresa quando se sabe que o ChatGPT poderá permitir poupar milhares de milhões em despesas de saúde https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2023/06/chatgpt-ajuda-reduzir-substancialmente.html Em Portugal porém, as largas centenas de investigadores da área da medicina, ainda só conseguiram produzir uma única publicação indexada e que ainda por cima é um Editorial, em língua Portuguesa, com menos de 1000 palavras e apenas 5 referências (3 de artigos em revistas científicas), que certamente receberá muito poucas citações da comunidade científica internacional!
PS – No contexto supra, tenha-se presente que como dei conta no final de um post publicado há 2 dias atrás, um inquérito realizado entre mais de 1000 lideres empresariais, revelou que mais de 90% estão interessados em contratar candidatos que tenham experiência na utilização do ChatGPT. Alguns empregadores “menos diplomatas” nem se inibem de dizer que preferem candidatos com experiência em ChatGPT do que com um diploma de ensino superior. O que é difícil de rebater, pelo menos para alguns diplomas de valor duvidoso.