O ISEG- Lisbon School of Economics & Management pagou ontem quatro largas páginas do caderno principal do Expresso, no qual terá gastado milhares de euros (o que mostra que o dinheiro que falta em muitas instituições abunda noutras e ainda por cima para ser gasto em publicidade) para informar o país que o ISEG está entre as 50 melhores escolas do mundo, de acordo com o ranking do Financial Times.
Curiosamente, no seu caro panfleto publicitário o ISEG esqueceu-se de dizer que no ranking do Financial Times (que é baseado em inquéritos a alunos), aparece abaixo da UNova, da UCatólica e da UPorto. E também abaixo de uma escola Mexicana, de uma escola Brasileira, de uma escola Indiana, de uma escola Nigeriana e ainda abaixo de uma escola Russa !
Existe porém um outro ranking a nível mundial, o conhecido ranking Shanghai, o único ranking a nível mundial que contabiliza prémios Nobel e o único que um documento da Comissão Europeia associa à excelência científica que diz uma coisa muito diferente. Diz com base em indicadores sólidos que o ISEG não está entre as 50 melhores, nem entre as 100 melhores, nem sequer entre as 150 melhores escolas da sua área do mundo.
De acordo com o Top 500 do ranking Shanghai por áreas, de 2021, na área Finance o ISEG não consegue aparecer sequer entre os 500 melhores cursos. Na área Business Administration o ISEG aparece no grupo 201-300. Na área Economics o ISEG aparece no grupo 201-300 e a melhor classificação do ISEG no ranking Shanghai, diz respeito á área Management onde aparece no grupo 151-200.
O ranking Shanghai mostra também uma outra coisa que devia ser evidente para qualquer académico, que entre os 50 melhores cursos do mundo das áreas Finance, Business Administration, Economics, Management não existe absolutamente nenhum que pertença a uma escola Mexicana, nem Brasileira, nem Indiana, nem Nigeriana nem Russa, como acontece no deplorável ranking do Financial Times.
Declaração de interesses – Sobre o ranking do Financial Times vale apena recordar o que foi escrito aqui https://pacheco-torgal.blogspot.com/2021/04/elon-musk-acha-qualquer-curso-e.html
PS – Quando é que a Presidente do ISEG, a catedrática Clara Afonso (titular de 8 publicações indexadas na Scopus e de um portentoso h-index=4) que no supracitado panfleto publicitário aparece a dizer maravilhas (inclusive algumas pouco rigorosas) sobre o ISEG, tem a coragem de fazer algo que os Portugueses muito agradeceriam, diligenciando para que seja anulado o doutoramento honoris causa, que em má hora, o ISEG atribuiu ao “génio” da gestão bancária de nome Ricardo Salgado ? https://19-pacheco-torgal-19.blogspot.com/2022/01/o-que-e-que-universidade-de-lisboa.html