Um sistema eleitoral viciado ?

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/10/um-sistema-eleitoral-viciado.html

Em Outubro de 2019, sugeri no post acima, que como tinha havido quase 200.000 votos que tinham ido para o lixo, já que não serviram para eleger nenhum deputado, então não seria absurdo que esses Portugueses se recusassem a pagar impostos à luz do principio “No taxation without representation”.

Curiosamente nas eleições disputadas ontem, que o PS venceu de forma clara, mas não com o meu voto, houve novamente milhares de Portugueses cujo voto foi para o lixo, concretamente mais de 170.000 votos, porque não serviram para eleger um único deputado.

Note-se que por exemplo o Partido Livre elegeu apenas um deputado com 67.766 votos, o PAN também elegeu apenas um deputado apesar de ter recebido 80.810 votos e até o CDS que recebeu 85.796 votos, não conseguiu eleger um único deputado (irónico neste contexto é saber por exemplo que se o PSD e o CDS se tivessem coligado não haveria maioria absoluta).

Já o PS conseguiu o absurdo de eleger 117 deputados com 2.214.528 votos, o que dá uma média de menos de 19.000 votos por cada deputado, trata-se de um número que curiosamente até é inferior ao número de votos (22.529) recebido pelo partido do conhecido Tino de Rans. Significando isso, que cada deputado do PS representa menos Portugueses do que o Tino de Rans !

E convém realçar que nos tais 170.000 votos que foram mencionados acima, nem sequer estão incluídos os votos em partidos que estarão representados na Assembleia da República, mas que também foram deitados ao lixo por conta do efeito perverso, de círculos eleitorais onde só é possível eleger deputados do PS ou do PSD. Dito outra maneira, neste sistema eleitoral viciado, um voto de um Lisboeta, vale em termos de representatividade parlamentar, muitíssimo mais do que um voto de alguém que vive no distrito de Portalegre ou no distrito de Bragança. O valor total de votos desperdiçados foi assim superior a meio milhão.

O que significa que se o sistema eleitoral não fosse viciado os votos dos Portugueses ditariam uma distribuição de deputados muito diferente daquela que (com muito pouca legitimidade) vai ocupar a Assembleia da República nos próximos quatro anos. Vão ser quatro anos de festa socialista, sendo evidente que aqueles que tem o cartão desse partido e os seus familiares e amigos tem o futuro garantido. https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/09/a-receita-para-um-jovem-poder-ganhar.html