https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/01/quando-e-que-os-abatimentos-das-minas.html
Num post anterior de Janeiro de 2020 (link acima) formulei uma grave questão que acho importante revisitar agora, tendo em conta a entrevista hoje publicada que foi feita ao Administrador da empresa que explora as Minas da Panasqueira, que recorde-se é diplomado em engenharia pela universidade de Lisboa e que portanto está obrigado a um dever de rigor.
Na mesma ele faz questão de dizer que é falso que a referida mina tenha 11-12 mil quilómetros de galerias mas “apenas” quase 4000 quilómetros, como se esse número fosse pouca coisa, embora essa seja curiosamente a distância que separa as Minas da Panasqueira de Moscovo. Infelizmente na longa entrevista e entre as muitas perguntas que a jornalista Catarina Canotilho fez ao senhor Administrador não houve uma única pergunta sobre o risco de abatimentos, uma estranha e grave omissão, se tivermos em conta que esse risco será uma realidade futura praticamente inevitável naquela zona.
PS – A meio da entrevista o senhor Administrador foi ao extremo de dizer “podemos dormir descansados que não há poluição”. E isto é dito pelo Administrador de uma mina que provoca níveis de contaminação 2000% acima de limites aceitáveis. https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/11/contaminacao-de-mina-excede-em-2000.html